Região
Vinhos Verdes - uma Denominação de Origem (DOC)
A denominação
DOC Vinhos Verdes, um selo de qualidade garantida
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes é uma região vitivinícola portuguesa reconhecida internacionalmente e uma das maiores da Europa em termos de área. Classificada como Região Demarcada desde 1908, a região dos Vinhos Verdes abarca nove sub-regiões que se estendem pelo Noroeste de Portugal, entre as quais está a sub-região do Sousa. É a esta sub-região que pertence o concelho de Penafiel e a Quinta de Monforte.
O lugar
Entre montes e vales extensos, a região de Penafiel tem um património natural rico, ao qual está associado a atividade agrícola e vitivinícola. Situada numa zona de transição entre o clima atlântico, mais fresco, e o interior continental, seco e frio, esta cidade de uma das sub-regiões dos Vinhos Verdes beneficia de temperaturas amenas, sem grandes amplitudes térmicas ou dias de calor extremo, prejudiciais à qualidade das uvas (escaldão dos cachos).
A cidade
Da belíssima encosta povoada pelas vinhas da Quinta de Monforte avista-se Penafiel, uma das cidades mais antigas do norte de Portugal. Esta cidade de raiz medieval integra a identidade Quinta de Monforte, num cruzar de vivências rurais e urbanas que se fazem acompanhar desde o passado longínquo pelo vinho.